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domingo, 8 de dezembro de 2013

Iniciação do Plano Cartesiano de Geometria Análitica

 Nos materiais pesquisados observamos que a iniciação para Geometria Analítica, em muitas vezes, se dá através do jogo de batalha naval. Então começamos a pensar em outra maneira de demonstrar o eixo cartesiano para os alunos.

Há a possibilidade de utilizar como brincadeira de iniciação um tapete de xadrez gigante e bússolas.

1°- Introdução do professor. O plano cartesiano é formado por duas retas perpendiculares, uma horizontal e outra vertical. Na visualização essas 2 retas formam 4 quadrantes, que possuem valores negativos e positivo determinados.


 Podemos representar 1 quadrante com o tabuleiro de xadrez (nesta primeira parte utilizar apenas o 1° quadrante positivo) poderíamos demarcar o eixo x e y e pedir para os alunos caminharem paralelamente sobre o eixo x , contando quantos quadrinhos pisariam.

 


Após o aluno parar em um quadrinho no eixo x, pedir para ele caminhar quantos quadrinhos ele quiser  paralelamente ao eixo y. Sobre o quadrinho que o aluno parar colocar uma peça do xadrez. Pedir para o aluno contar exatamente quantos quadrinhos ele percorreu paralelamente ao eixo x e ao eixo y. Formação do ponto (x,y). Este ponto será com dois valores positivos pois estará no primeiro quadrante.


 2° - No tabuleiro poderiam ser trabalhados pontos diretos.O aluno escolhe qualquer quadrado do tabuleiro e deposita uma peça. O professor solicita: " Qual o ponto que essa peça ocupa dentro do plano cartesiano desse quadrante?" O aluno deverá realizar a contagem de quanto percorreu paralelamente ao eixo x e ao eixo y. P(x,y)

3° - Para formar os 4 quadrantes, o aluno utilizaria 4 tabuleiros(de tamanhos normais) para formar o plano cartesiano completo.

                                              


                                                    

Refazer os exercícios de formação de pontos, relembrando os alunos sobre o sinal de positivo e negativo para os valores de x e y, em cada quadrante. 


4° - Utilização da bússola. Em uma quadra desenhar o plano cartesiano com 4 quadrantes. Deixar um grupo de aluno criar um mapa, como dos tesouros (andar 10 passos para o sul, andar 4 passos para leste, etc.). Após o mapa demarcado pedir os pontos (x,y) escolhidos deste mapa.

Isso seria apenas uma brincadeira para introduzir o assunto. Notamos diversos sites com softwares disponíveis para inúmeras criações utilizando geometria analítica, que poderiam ser utilizados após essa breve introdução do tema.

Esta atividade foi criada pelo grupo.

13 comentários:

  1. O que são "pontos diretos"?
    Por que a "caminhada em diagonal"? Por que não poderia ser zonal ou meridional?
    Como assim dividir o tabuleiro em "quadrantes"? São exatamente os mesmos quadrantes do plano cartesiano? Por que se foram, então deve ser especificado onde está a origem no tabuleiro. Do contrário, pode causar confusão.
    Acho que a atividade é válida, mas o grupo precisa melhorar a descrição da atividade acima, pois alguns pontos estão bastante obscuros. Falta também descrever como seria a introdução do plano cartesiano,após a brincadeira, e qual relação de cada etapa da brincadeira com os conceitos envolvidos.

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  3. Olá pessoal.
    Está muita boa esta nova versão do trabalho.
    Apenas no inicio, me chamou atenção a frase "O plano cartesiano é formado por duas retas perpendiculares". Em muitos livros, encontramos esta definição utilizando "retas ortogonais". Tendo isto em vista, gostaria de deixar um questionamento ao grupo e a quem mais interessar: Qual a diferença "Retas perpendiculares" e "retas ortogonais"? Pesquisem e publiquem nestes comentários.
    Abraço,
    Vinicius.

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  4. ola Vinicius!!!!
    a diferença é que dois segmentos de reta que formam um ângulo reto entre si serão sempre ortogonais mas,só serão perpendiculares se elas se tocarem em algum ponto.Desta forma ,todos os segmentos de reta perpendiculares serão ortogonais mas ,nem todos os ortogonais serão perpendiculares necessariamente.

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    1. Retas Perpendiculares: São retas que se encontram e formam ângulo de 90°

      Retas Ortogonais: São retas que não se encontram, mas suas projeções formam um ângulo reto.

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  5. observei seus questionamentos nos outros grupos sobre a aplicação do jogo "batalha naval" e quais as estratégias para aplicá-lo em sala de aula para a compreensão do plano cartesiano .
    Penso que o jogo por si só não levará o aluno a compreensão do conteúdo.Após a aplicação do jogo eu faria com os alunos uma pesquisa na internet para relacionar o jogo com o conteúdo,isso seria correto?levaria eles a compreender o conteúdo?

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  8. Olá pessoal.
    Quanto a última pergunta da Andréia (se seria correto fazer uma pesquisa na internet com os alunos após a aplicação do jogo batalha naval). Bem, você pode fazer mil atividades antes de introduzir um conceito matemático, mas em algum momento o professor vai ter que introduzir definições formais e precisas para seus alunos, pois a compreensão matemática necessita deste formalismo para se efetivar. Então acho que não se trata de certo ou errado na maneira de trabalhar, simplesmente é necessário existir um momento em que o professor precisará conceituar de forma precisa. Os jogos e atividades apenas podem tornar o processo mais ameno e contextualizado.
    Mais comentários?

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  9. ok ,então sempre é bom ter uma aula formal para que o conteúdo seja conceituado.

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    1. Penso que essa contextualização formal não possui regra específica em seu momento de aplicação. Creio que algumas vezes é necessário antecipadamente as exemplificações a formalização direta do conteúdo, para então haver a exemplificação. Entretanto em outros momentos e com conteúdos em que a relação com o cotidiano do aluno torna-se mais palpável" a introdução podem ser através de exemplificações ou relações não formais", para posteriormente agregarem resultados em uma formalização do conteúdo. Mas é claro que toda e qualquer relação "não formal" de certa maneira deverá induzir o aluno à construção o mais próximo possível da formalização contextual.

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  10. Observando o 1° comentário da Andréia, creio que podemos dizer que essas duas retas são perpendiculares, pois há um ponto de interseção, que seria p(0,0). Sendo assim, não podemos dizer que são apenas ortogonais, são ortogonais e perpendiculares. E sobre o conteúdo ser previamente entendido, creio que é uma boa atividade para os alunos se integrarem ao assunto, participarem e vivenciar como se estivessem realmente sobre um plano cartesiano.

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