2.Projeto dos Eixos Traseiros de um Automóvel
Uma aplicação de Álgebra Linear à Engenharia Automobilística: obtenção da freqüência natural do eixo traseiro de um automóvel através de métodos numéricos.
3.Construção da Hiperbólica através de Radars Confocais.
Por
meio dos estudos da propagação de ondas sonoras possibilitou-se a construção de um mapa cujo conteúdo mostra as
curvas hiperbólicas. Na localização das mesmas é o lugar para receptar sinais
sonoros, pois estão em locais denominados de linhas de interferência
construtiva, como pode ser observado na figura ao lado.
Este
jogo é um recurso pedagógico que pode ser usado na introdução do tópico sistema
ortogonal de coordenadas cartesianas.
Ao
brincar com o jogo “Batalha Naval” e ao disparar um “tiro” você diz a posição
representada por um número e uma letra para tentar acertar o armamento do
adversário. Essas informações são as coordenadas do local de destino do
“tiro”.
Observando
a imagem acima podemos ver que esta adaptação desafia os alunos a descobrirem
um modo de localizar os navios através dos números explorando assim os
conceitos relacionados ao sistema cartesiano ortogonal. Este jogo abre vários
questionamentos como, por exemplo, qual número marcar primeiro e quais
situações do dia a dia podem ser relacionadas com o jogo.
Conclusão
O uso da matemática em situacões do cotidiano
e bem mais aplicada do que muitos pensam. E que forma lúdica de ensinar a matemática gera um aprendizado pratico na
busca de conhecimento.BIBLIOGRAFIA
Prof. Dr. ALBUQUERQUE SOARES,Willams de; VASCONCELOS DA SILVA,Gabryella; MACIEL SOBRAL, Pâmela.
UPE\Faceteg
http://www.revistadialogos.com.br/Dialogos_4/Dial_4_Will_Barcos.pdf http://www.mat.ufmg.br/gaal/aplicacoes/aplicacoes.html
Grupo:
AnaSalino-Diene-Everton-Giani-Priscila
Achei tudo muito interessante. Agora, a Batalha Naval é um clássico. Quando não tinha computador, desenhávamos as folhas quadriculadas para jogar....
ResponderExcluirConcordo contigo, e o mais interessante é que um jogo tão simples se bem direcionado pode inserir oportunidades infinitas de aplicações.
ResponderExcluirOlá pessoal.
ResponderExcluirGostaria de fazer um questionamento.
Boa parte das crianças e adolescentes sabem jogar batalha naval, mas pouquíssimos compreendem plenamente a abstração do plano cartesiano. Isto significa que o simples "brincar" com a batalha naval, não é garantia de que o aluno compreenda a geometria das coordenadas. A brincadeira pode ser utilizada como motivação inicial, mas é preciso avaliar estratégias para utilizá-la pedagogicamente. Na opinião de vocês, como as aplicações acima podem ser utilizadas em sala de aula? (não vale responder que apenas deixar os alunos brincando ou observando aplicações fará com que aprendam naturalmente geometria analítica).
Olá.
ExcluirSe estivermos falando, por exemplo, em uma cidade planejada, as ruas e/ou as casas, podem ser acessadas através de uma eixo 2D, a partir de um ponto inicial. Esse conceito de localização pode ser amplamente explorado em sala de aula. Ex. Como José, que mora em "tal lugar", pode chegar até a escola percorrendo a menor distância possível?
O jogo pode ser usado com didática para construir-se o aprendizado em relação as coordenadas. Pois a ligação entre o jogo e as coordenadas é que as linhas representam os paralelos e as colunas os meridianos.
ExcluirQuando o aluno estando inserido no contexto, como neste caso ele participa ativamente do jogo, aprende de forma mais divertida e provavelmente obterá uma melhor fixação do conteúdo
ExcluirOlá Alcides e Giani.
ExcluirOs comentários estão ok.
Mais comentários?
Alem de estar presente em quase todas as coisas a matemática não é tão difícil quanto parece ser e nem tão amedrontadora como se ouve, entende-se que é a didática de como se aplica a explicativa do conteúdo que trara os resultados esperados no aprendizagem do aluno.
ResponderExcluirOlá pessoal.
ResponderExcluirEstá ok, mas eu gostaria de perguntar como vocês relacionariam o exemplo do jogo quando estivessem introduzindo o conceito formal, no caso do batalha naval, por exemplo?
Eu faria a seguinte experiência...mostraria o jogo, normal, deixaria que jogassem uma vez, passaria os conceitos de coordenadas, plano cartesiano e daí jogaria novamente e aí falando na linguagem matemática.
ExcluirExemplificando:
perguntaria se concordam comigo de que que os pontos o plano são as coordenadas...
-para acharmos cada ponto precisamos de 2 informações?
-agora uma pessoa fala que para chegarmos a algum lugar precisamos andar 2 e virar 3, é a mesma coisa que andar 3 e virar 2? Não! Então a ordem é importante!
O definimos matematicamente uma coordenada, o primeiro valor está na reta horizontal e o segundo valor na reta vertical, por exemplo, encontre o ponto (-2,1). O menos 2 está em qual reta?
-Primeiro encontra a origem, vai na reta horizontal, para a esquerda e conta 2, agora na reta vertical, para cima, e conta 1...
Assim sucessivamente, jogando e falando a linguagem matemática, associando.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOk Priscila.
ExcluirÉ uma boa atividade.
Bem vi minha filha de 13 anos e meu sobrinho de 22 anos jogando na praia , diferente da forma que eu jogava e que o Pont se referiu, eles tinham um tabuleiro todo chique , cheio de pinos e cores e diversos tipos de embarcações,e tentei formatar este comentário .
ExcluirPara isso perguntei como eles faziam para jogar e a referência eram linhas e colunas . Então voltei a minhas aulas de geografia referenciando a Linha do equador e o Meridiano Greenwich, como eixos X e Y , e sendo assim montando um sistema de localização por coordenadas , hoje muito utilizados nos Localizadores GPS, após esta base eles entenderam e eu também como poderíamos ligar geometria analítica e batalha naval.
Everton Oliveira.
Com relação a introduzir o conceito formal, devemos mostrar para os alunos que
ResponderExcluirtemos células formadas na interseção das linhas e colunas. Também, a partir de um ponto inicial das coordenadas(0, 0), que pode ser alterado estrategicamente, podemos reposicionar os objetos e mudá-los de quadrante.
Também faria como a colega Priscila.
ResponderExcluirMostraria o jogo passando as regras e deixaria que a turma jogasse normalmente.
Após a atividade, introduziria os conceitos relacionados a planos cartesianos, explicando a eles que como o plano tem duas dimensões, para localizar os pontos é necessário as duas identificações coluna e linha (x,y)... E então jogaríamos novamente promovendo a sistematização dos conceitos estudados para que eles relacionassem o jogo com a geometria. Ana Salino
Olá!
ResponderExcluirTrabalhei o ano passado com meus alunos em um projeto aqui em minha cidade (Parobé), aonde trabalhávamos com jogos matemáticos, onde tive a oportunidade de mostrar a batalha naval entre outros para os alunos, onde pude observar que os mesmos jogavam mas não compreendiam o jogo, qual sua real finalidade, então dei alguns exemplo no quadro usando a matemática, ai foi só colocar em prática.
Ok pessoal.
ResponderExcluirAlguém tem outras propostas?