Páginas

domingo, 27 de outubro de 2013

Inclusão de alunos surdos em escolas da região

           Nosso grupo visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Jacob Kroeff Neto, situada no bairro Rincão- Novo Hamburgo. Não há na escola nenhuma inclusão de aluno com surdez neste ano, há sim, outros tipos de inclusão. Porém nesta escola, já estudou uma aluna surda, chamada Raquel da Silva. A Raquel é artista plástica e caricaturista aqui de Novo Hamburgo (www.raqueldasilva.com.br). Falamos com a professora que lecionou na época para a Raquel, ela nos relatou que não haviam profissionais qualificados e a disposição para atender alunos de inclusão nas escolas. A Raquel permaneceu na escola até se formar na 4ª série e sua comunicação com os professores era com gestos e desenhos, depois com a escrita, pois nenhum professor sabia LIBRAS. O que facilitou o processo de aprendizagem da menina foi a facilidade que ela possuia em ler os lábios das pessoas. Em Novo Hamburgo temos a Escola Estadual Especial Kelly Meise Machado, onde muitas crianças com deficiência auditiva são encaminhadas, por haver profissionais qualificados para o atendimento das mesmas. Porém sabemos que os orgãos governamentais por lei, devem disponibilizar um profissional habilitado para atuar/acompanhar o aluno inclusão no processo de aprendizagem em qualquer escola da rede.

(quadro da artista Raquel da Silva)

(EMEF Dr. Jacob Kroeff Neto)

8 comentários:

  1. A concepção de educação inclusiva que orienta as políticas educacionais rompe com uma trajetória de exclusão das pessoas com deficiência, alterando as práticas educacionais para garantir a igualdade de acesso e permanência na escola e da disponibilização do atendimento educacional especializado...
    O Estado Brasileiro assumiu, em 2006, frente a ONU o compromisso de assegurar um sistema educacional inclusivo em todos os níveis garantindo medidas efetivas de pleno acesso a educação em ambientes que maximizem seu desenvolvimento acadêmico e social.
    A reflexão é se estamos efetivamente caminhando para que se tenha um ensino que responda às necessidades educacionais especiais?!
    Att. Luciane.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal.
    Gostaria de fazer três perguntas:
    1) Quais foram as fontes de informação do trabalho?
    2) Que lei garante a disponibilização de profissional habilitado para inclusão?
    3) Na opinião de vocês, por que é necessário que existam leis que garantam direito à inclusão na escola?
    Abraço,
    Vinicius.

    ResponderExcluir
  3. Olá Professor!
    Como a atividade pedia para buscarmos informações em alguma escola, nossa fonte foi uma professora chamada Angela Maria Schneider Strassburger, que leciona desde 23/03/1983 na EMEF Jacob Kroeff Neto. Inclusive foi essa professora que acompanhou o desenvolvimento da Raquel na escola. As informações sobre a Raquel e a foto da arte retiramos do site da mesma:www.raqueldasilva.com.br. Lei Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001 - "serviços de apoio pedagógico especializado, realizado:
    - na classe comum, mediante atuação de professor da educação especial, de professores in-térpretes das linguagens e códigos aplicáveis, como a língua de sinais e o sistema Braille, e de ou-tros profissionais, como psicólogos e fonoaudiólogos, por exemplo; itinerância intra e interinstitu-cional e outros apoios necessários à aprendizagem, à locomoção e à comunicação;"
    Penso que as escolas ainda se sentem desprotegidas em relação a alunos de inclusão, pois esses alunos necessitam um acompanhante de formação e qualificado para atender as necessidades desse aluno. As leis ajudam a manter as regras e ordens, para esse alunos não serem apenas um número em sala de aula e sim, que eles possam ter um bom crescimento de ensino. Ana Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Carolina.
      Muito bom seu comentário.
      Os demais colegas podem completar suas colocações.
      Abraço,
      Vinicius.

      Excluir
  4. Boa tarde,
    Sou a tutora a distância de Libras – Rubia.
    Parabéns pela realização da pesquisa. Apenas ainda sinto falta de mais interações de vocês.
    Gostaria que vocês discorressem sobre qual é a importância da Língua Brasileira de Sinais – Libras no contexto educacional das crianças surdas?
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião é necessário que existam as leis para garantir que as crianças com necessidades educacionais especiais sejam matriculadas em escola comum,pois a inclusão não pode ser feita com as crianças fora da escola regular.A Legislação Brasileira garante a todos indistintamente o direito à escola em qualquer nível de ensino e um atendimento especializado as crianças com necessidades especiais,desta forma as pessoas portadoras de necessidades especiais estão amparadas legalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é válida esta necessidade, entretanto deve-se haver muito cuidado na qualidade com que haverá essa inserção. De nada adiantará colocar uma criança com necessidades educacionais específicas, se a estrutura escolar e o corpo docente como um todo não tenha capacitação para lidar com tais limitações. Penso que se o processo verdadeiramente fosse "inclusivo", haveria a necessidade de se tornar obrigatório no currículo escolar o aprendizado da língua de sinais, visto que, analogamente é uma estrutura complexa, onde é necessário aprendizado, prática e aprimoramento para conseguir um nível aceitável de interação social com as pessoas que vivem com essa limitação e utilizam corriqueiramente LIBRAS para se comunicar. Por isto penso e indago: Simplesmente formar um profissional de LIBRAS na escola para ensinar aqueles que possuem tal necessidade, sem que haja a preocupação na interação social desse com os colegas de turma que o cercam, será uma inclusão, ou criará uma barreira entre quem sabe LIBRAS e quem não sabe??....

      Excluir