Páginas

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Tecnologias na Educação



Local 
Servidor da UFPEL
Pasta CLMD_eixo_geometrias
Pasta Polo NH - Grupo CELSS

Link para o Mapa Conceitual

Componentes do Grupo

·         Carlena Herrmann Mendes
·         Ester Baungarten Fucks
·         Luciane Coutinho Precht
·         Sabrina Chaves Ramirez
    Siani Tatiana Klunk 

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas, o mapa conceitual do grupo esta claro e objetivo, conseguiram contemplar muito bem o texto sugerido, ficou muito legal o uso de imagens para ilustrar o mesmo. Parabéns. Agora os comentários devem ser colocado no mapa de um colega de polo (outro grupo) através de um fio de discussão. Certo?
    O mapa reflete a discussão do tema e formou uma teia de saberes, como seria possível articular estas ideias para o cotidiano do professor de Matemática?

    Tutora Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá professora!
      Devemos fazer a discussão através do fio de discussão ou devo entrar nas postagens dos colegas aqui no blog e comentar?
      Porque eu já entrei no mapa no servidor da UFPEL e fiz comentários através do fio de discussão, mas não comentei nenhuma postagem aqui (além da nossa). E o outro professor disse para que comentássemos na postagem.

      Excluir
    2. Também estou esperando essa resposta, entretanto, já adicionei um fio de discussão em alguns mapas, e estou fazendo comentários no blog, também.
      Abraço!

      Excluir
  3. Acho que, para que essas ideias sejam colocadas em prática no cotidiano escolar, é necessário uma proposta pedagógica organizada, que procure utilizar a tecnologia de forma a construir aprendizagem, pois do contrário, com muita tecnologia, utilizada de forma descontextualizada, poderia atrapalhar, confundir e tirar o foco da aprendizagem. Então, penso que o importante realmente é depois de conhecer bem o que será utilizado, planejar bem como e quando será utilizado.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com a Luciane, professora.
    Sem um organização na proposta pedagógica, a tecnologia por tecnologia não se sustenta como aprendizagem e acaba só confundindo ainda mais os alunos.
    Leciono para o Ensino Médio há quase 21 anos já e sou professora de informática.
    Vejo por exemplo, que a maior parte dos professores que tentam utilizar tecnologias em suas aulas não o fazem de forma organizada e "pensada", o que acaba acarretando problemas e o conteúdo não é aprendido.
    Normalmente não há um planejamento ou um foco na forma de utilização da tecnologia e os alunos acabam fazendo CTRL+C CTRL+V e não utilizando completamente a tecnologia para seu aprendizado, a usam somente para "fazer a atividade proposta".
    Planejar como e quando é importante, mas também é importante o por quê, uma vez que os alunos (principalmente do Ensino Médio) querem saber os motivos para aprender aquele conteúdo e daquela forma.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!
    Concordo com as colegas. Acredito que os recursos hoje disponíveis para o professor são muitos. Mas se não houver um planejamento prévio das aulas, com os objetivos e a metodologia, o uso das tecnologias se torna em vão. A tecnologia deve ser uma aliada do professor no processo de aprendizagem do aluno. Um outro questionamento que acho pertinente para a discussão é: e os professores estão preparados para lidar com toda esta tecnologia (softwares, redes sociais, internet, mapas, jogos)?
    É importante o professor estar treinado para utilizar as tecnologias, além de se atualizar constantemente.

    ResponderExcluir