Páginas

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014



Mapa Conceitual sobre Tecnologias na Educação



Segue abaixo link para acessar o arquivo pelo Google Drive.
https://drive.google.com/?usp=chrome_app#my-drive


"Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem."
Karl Kraus

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O uso da tecnologia no processo de aprendizagem da Matemática é um mecanismo muito eficiente e apresenta resultados significativos para os que utilizam. A arte de ensinar dever ser uns dos principais objetivos do profissional da área da educação. A qualidade das aulas ministradas e a aceitação por parte dos alunos têm preocupado a área da matemática que deseja uma maior aceitação e gosto pelo seu estudo. O uso da tecnologia é uma ferramenta que pode ser utilizado no ensino da matemática, trazendo uma interação entre aluno e professor e instigando os alunos ao raciocínio . Utilizando a tecnologia o aluno toma decisões, reflete, analisa, considera várias possibilidades, elimina obstáculos, verbaliza hipóteses e encara a aprendizagem com satisfação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você colega, entretanto, sabemos que para que essa metodologia saia do âmbito das ideias, para a prática, é necessário, predisposição do professor em utilizá-la, além de um planejamento bem claro e definido de como utilizá-la, para que o aluno perceba que essa ferramenta será mais uma possibilidade de que ele possa aprender. Que as tecnologias utilizadas, não sejam somente uma forma de ocupar o tempo do aluno, como muito ainda acontece.
      Abraços,
      Luciane

      Excluir
  3. Gostei do mapa mental desse grupo porque considero o mais objetivo e claro para o entendimento e identificação dos conceitos da tecnologia na educação.
    Os diversos meios de tecnologia auxiliam o aprendizado porque permitem que determinadas propriedades, as quais são difíceis de serem obtidas somente no quadro negro ou dispondo apenas de lápis e papel, como a definição de elipse, por exemplo, possam ser mostradas ou visualizadas, considerando a inclusão da Informática e seus softwares aplicados na matemática.
    Valorizando a relevância da demonstração à formalização de conceitos, a qual pode ser fomentada pela visualização dos mesmos através da utilização de ambientes informatizados, lembrando da fundamental participação do professor e sua constante atualização para utilizar a educação aliada à tecnologia da forma correta sem excessos ou desmerecimentos quanto sua utilização.
    Deixo como complemento o link do software Geometricks que é uma ferramenta interessante neste software que auxilia principalmente o estudo da geometria analítica: o sistema de coordenadas.

    http://www.rc.unesp.br/igce/matematica/tricks/sobre.htm

    ResponderExcluir
  4. Olá Colegas.
    Gostei bastante do mapa conceitual de vocês, pois como disse o colega José, está bem conciso e consegue muito facilmente fazer as conexões necessárias para que possamos entender a ideia geral do mapa.
    E como vocês mostraram em seu mapa, concordo que as tecnologias na educação precisam de dedicação, pois sem um comprometimento dos professores estes logo estarão obsoletos em relação a estas tecnologias e em relação até mesmo aos próprios alunos.
    Abraço.
    João.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do mapa de vocês colegas, pois nos permite visualizar, de forma clara e objetiva, os conceitos relacionados as Tecnologias na Educação. Tecnologias essas que são muito importantes nos dias de hoje, criando novas formas de aprendizagem e novas relações entre professor e aluno.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde colegas.
    O mapa de vocês é conciso e bastante direto. Fica mais facil de entender as ligações entre ua ação e outra. Nos dias de hoje é de suma importância que os professores e demais educadores interajam com seus alunos e suas crianças desde cedo, envolvendo-os no mundo tecnológico. Claro que sempre cabe ao professor usar as tecnologias a seu favor na medida certa.
    É preciso observar para que o educador planeje suas aulas com ferramentas que o auxiliarão na transmissão e desenvolvimento do conhecimento aos seus alunos, e não apenas utilizem as ferramentas para descontração em sala de aula.

    sds

    ResponderExcluir