MAPA CONCEITUAL SOBRE
TECNOLOGIA NA
EDUCAÇÃO
Local
Servidor da UFPEL
Pasta CLMD_eixo_geometrias
Pasta PoloNH-Alcides-Eliane-José-Marcelo-Maria
Arquivo Blog 4
Autores: Alcides Pont Filho, Eliane Birk, José Leonel Pereira, Marcelo A. Vogel, Maria Iracema Deves.
Autores: Alcides Pont Filho, Eliane Birk, José Leonel Pereira, Marcelo A. Vogel, Maria Iracema Deves.
Sr. Professor: Não conseguimos publicar, conforme o solicitado, por problemas no servidor.
ResponderExcluirBoa tarde Professor.
ResponderExcluirApós várias tentativas sem sucesso em nosso polo, conseguimos fazer a postagem através de outro local.
ola colegas!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirestamos inserido em uma era onde as tecnologias da informação e comunicação são predominantes,onde as tecnologias digitais cada vez ganham mais espaço.Portanto cabe aos professores avaliar as ferramentas tecnológicas a serem utilizadas a cada momento do aprendizado,para assim acontecer um momento de ensino-aprendizagem realmente eficaz e mediado pelo professor.O uso das tecnologias em sala de aula não garantem uma inovação educacional se não forem utilizadas corretamente e com uma interação entre todos os participantes deste cenário.
Olá pessoal.
ResponderExcluirComo vocês postaram a imagem, está tudo ok, não precisa do link.
Agora falta apenas os comentários.
Não vou mais fazer questionamentos, pois a tarefa é comentar a partir dos mapas.
Abraço,
Vinicius.
As tecnologias utilizadas pelo professor servem para melhorar e ajudar o desenvolvimento da aula. Em nenhum momento substitui ou restringe o professor. O professor deve absorver e utilizar toda ajuda possível para tornar a aula mais interessante , porém como professores não podemos nos reter apenas a métodos tecnológicos, isso dependerá da criatividade e o objetivo de cada professor.
ResponderExcluirOlá colegas! Gostei bastante do mapa conceitual de vocês pois mostra vários conceitos e definições, tanto para objetos de aprendizagem quanto para as tecnologias. Não se pode negar que as tecnologias estão cada vez mais presentes na sala de aula. E cabe ao professor também usufruir destas novas possibilidades de ensino-aprendizagem, tornado-se mediador de quanto e como essas tecnologias serão usadas.
ResponderExcluirAbraços.
João
Também gostei bastante do mapa conceitual de vocês, pois expressa de forma clara os conceitos e definições em torno da Tecnologia na educação.
ResponderExcluirA tecnologia quando empregada de forma adequada só vem a acrescentar e enriquecer as aulas, pois auxilia no desenvolvimento e entendimento dos alunos, criando uma maior interação entre aluno e professor e consequentemente tornando as aulas mais atrativas. O educador deve estar ciente de que o uso da tecnologia por si só não garante a aprendizagem, por isso deve-se usá-la associada a outros métodos de ensino com planejamentos adequados.
Abraços!
Ana Salino
As tecnologias digitais abrem um leque de opções para que o professor possa buscar novas formas de chamar a atenção de seu aluno, bem como estimulá-lo a gostar e querer aprender, porém como o próprio material trabalhado já abordou, isso não significa a certeza de aprendizagem!
ResponderExcluirOlá colegas!
ResponderExcluirAchei muito interessante o mapa de vocês! A aprendizagem a partir dos objetos realmente é autônoma, colaborativa e interativa.
Pedro Demo (2008) faz uma abordagem interessante referente à inclusão digital e às tecnologias na educação, que quero compartilhar com vocês:
“Muitas vezes, entendemos por inclusão digital programas que apenas apresentam as TICs à população, em geral através de cursos mínimos, sem condições de garantir aprendizagem adequada. A inclusão digital mais promissora é aquela feita em ambientes educacionais corretos, como poderia ser a escola, em especial a alfabetização. Acresce a isso que as próprias TICs são alfabetização no sentido pleno do termo. As TICs não apenas facilitam acessos e interatividades. Elas são expressões próprias dessas habilidades. Daí a importância extrema de envolver as TICs em ambientes educacionais, não apenas para que estes se tornem tecnologicamente corretos, mas também para que as plataformas tecnológicas signifiquem novas oportunidades de aprender e formar-se”. (DEMO, 2008)
Em relação ao papel do professor, concordo com os itens que vocês citaram, principalmente no que diz respeito ao professor ser “desacomodado” e capacitado para manusear a tecnologia. O professor precisa sair da chamada “zona de conforto” e buscar propostas novas, aulas interativas, com um planejamento prévio das mesmas; isso com certeza reflete na construção do conhecimento do aluno, e instiga o mesmo a buscar cada vez mais o conhecimento.
As tecnologias na Educação permitem o desenvolvimento de habilidades, que por sua vez modificam o conhecimento do aluno permitindo um aprimoramento do professor, por mediar uma aprendizagem significativa.
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