Discutindo sobre o conteúdo
geometria analítica, nosso grupo chegou a conclusão que uma das dificuldades
para aprender essa matéria é muitas vezes a falta de materiais concretos ou até
mesmo virtual para o entendimento do conteúdo. Na elaboração desse blog estávamos
tentando relembrar como foi que aprendemos geometria analítica na escola,
chegamos a conclusão que aprendemos apenas com quadro e giz, na época que por
sinal não é tão distante assim, não usamos nenhum material concreto ou virtual
em aula.
Fazendo uma pesquisa com professores nas
escolas encontramos alguns sites confiáveis e bem interessantes para o ensino da geometria analítica
em sala de aula, e um deles foi um applet sobre vetores encontrado no seguinte
endereço ” http://www.walter-fendt.de/m14pt/vector3d_pt.htm”
este aplet foi produzido pelo professor Walter Frendt da UFRGS.
Neste applet temos uma boa visão
do sistema de coordenadas tridimensional, conforme inserimos as coordenas que
queremos representar x,y ou z o applet nos fornece a imagem do novo sistema de
coordenadas.
Outro material que encontramos na
nossa busca foi o simulador para traçar retas em um sistema cartesiano.
Esse
simulador além de trazer intersecção e inclinação das retas também traz um jogo
em que é dada a função da reta e temos que montar no gráfico, veja a
imagem do jogo abaixo.
Esse material foi desenvolvido pela universidade do Colorado
e pode ser encontrado no seguinte endereço: “https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/graphing-lines”.
Outro recurso bem didático são os
vídeos disponíveis no youtube, encontramos vários deles, esses vídeos além de
apoio didático em eles também servem para o estudante fazer uma revisão ou
reforço para um melhor entendimento do que foi visto em aula, esse link http://www.youtube.com/watch?v=LNFGT8Q8_WY
, apresenta um tutoria elaborado pelo professor Luis Carlos sobre geometria
analítica, contando um pouco sobre os conceitos históricos e fundamentais da
geometria.
Encontramos também um experimento
que propõe traçar desenhos de geometria com intuito de introduzir o estudante
ao estudo da geometria analítica. Esse material foi encontrado na biblioteca da escola Natálio de Cachoeirinha, onde trabalha a esposa do colega Jorge Porto, descobrimos o site que contém todo o material para
impressão, segue o link e as imagens do experimento:
O experimento.
Continuando nossa pesquisa investigamos alguns documentários
sobre geometria e encontramos na tv escola um ótimo vídeo para usar em aula com
os alunos, segue o link:
Nesse vídeo com duração de 20 minutos, são apresentados vários
abjetos e edificações em diversas cidades e países do mundo mostrando suas
formas e ângulos.
O uso de applets, vídeos
tutoriais, documentários e jogos, ajudam muito no ensino da geometria, as vezes
sem recursos digitais em aula podemos levar materiais concretos como o experimento
anterior, mesmo a escola não tendo sala de informática é possível reproduzir
esse material em casa e distribuir em sala de aula para os alunos, com certeza
a aula de geometria se tornaria mais atraente que apenas desenhos no quadro.
Olá pessoal.
ResponderExcluirGostaria de fazer um questionamento:
No caso da geometria analítica, em que etapa da aprendizagem vocês acreditam ser eficiente a utilização de tecnologias ou jogos (introdução de conceitos, exercícios para fixação ou avaliação)? Por que?
Olá Vinicius!
ResponderExcluirTrabalho com física no ensino médio e sempre quando começo os estudos da cinemática vetorial procuro utilizar algum applet na construção de vetores e não somente o desenho geométrico no quadro, os alunos conseguem visualizar melhor, principalmente quando aplicado à prática como por exemplo o deslocamento de um móvel de uma cidade a outra. Na geometria acho que não seria diferente, começar o estudo da vetor e reta usando alguma tecnologia ou jogo empolgaria mais o aluno, o conteúdo de geometria por si só já não é de fácil entendimento algum recurso como esses mostrado no texto anterior seria uma boa estratégia para um ensino mais agradável da geometria.
Quando se trata de geometria penso que desde que se inicia o estudo da geometria é muito importante de tecnologias e jogos. Pois a aprendizagem se dá com resultados positivos. Claro a tecnologia e os jogos dependem muito do nível de estudos ou seja do conteúdo que está sendo aplicado.
ResponderExcluirOk Diego e Maria Liceria.
ResponderExcluirAs respostas estão bem claras.
Mais comentários?
Olá Vinicius,
ResponderExcluirAcredito que desde o início do ensino da geometria a utilização da tecnologia e de jogos são importantes, Todas as etapas são necessárias, introdução de conceitos, resolução de exercícios e avaliações, porém tudo vai se aprimorando e o grau de dificuldade aumenta de acordo com o conteúdo e a faixa etária em que se está trabalhando.