Páginas

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Materiais alternativos para aprender geometria analítica



Discutindo sobre o conteúdo geometria analítica, nosso grupo chegou a conclusão que uma das dificuldades para aprender essa matéria é muitas vezes a falta de materiais concretos ou até mesmo virtual para o entendimento do conteúdo. Na elaboração desse blog estávamos tentando relembrar como foi que aprendemos geometria analítica na escola, chegamos a conclusão que aprendemos apenas com quadro e giz, na época que por sinal não é tão distante assim, não usamos nenhum material concreto ou virtual em aula.
             Fazendo uma pesquisa com professores nas escolas encontramos alguns sites confiáveis e  bem interessantes para o ensino da geometria analítica em sala de aula, e um deles foi um applet sobre vetores encontrado no seguinte endereço ” http://www.walter-fendt.de/m14pt/vector3d_pt.htm” este aplet foi produzido pelo professor Walter Frendt da UFRGS.



Neste applet temos uma boa visão do sistema de coordenadas tridimensional, conforme inserimos as coordenas que queremos representar x,y ou z o applet  nos fornece a imagem do novo sistema de coordenadas.
Outro material que encontramos na nossa busca foi o simulador para traçar retas em um sistema cartesiano.
 



Esse simulador além de trazer intersecção e inclinação das retas também traz um jogo em que é dada a função da reta e  temos que montar no gráfico, veja a imagem do jogo abaixo.


Esse material foi desenvolvido pela universidade do Colorado e pode ser encontrado no seguinte endereço: “https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/graphing-lines”.

Outro recurso bem didático são os vídeos disponíveis no youtube, encontramos vários deles, esses vídeos além de apoio didático em eles também servem para o estudante fazer uma revisão ou reforço para um melhor entendimento do que foi visto em aula, esse link http://www.youtube.com/watch?v=LNFGT8Q8_WY , apresenta um tutoria elaborado pelo professor Luis Carlos sobre geometria analítica, contando um pouco sobre os conceitos históricos e fundamentais da geometria.
Encontramos também um experimento que propõe traçar desenhos de geometria com intuito de introduzir o estudante ao estudo da geometria analítica. Esse material foi encontrado na biblioteca da escola Natálio de Cachoeirinha, onde trabalha a esposa do colega Jorge Porto, descobrimos o site que contém todo o material para impressão, segue o link e as imagens do experimento:


O experimento.

Continuando nossa pesquisa investigamos alguns documentários sobre geometria e encontramos na tv escola um ótimo vídeo para usar em aula com os alunos, segue o link:

Nesse vídeo com duração de 20 minutos, são apresentados vários abjetos e edificações em diversas cidades e países do mundo mostrando suas formas e ângulos.
O uso de  applets, vídeos tutoriais, documentários e jogos, ajudam muito no ensino da geometria, as vezes sem recursos digitais em aula podemos levar materiais concretos como o experimento anterior, mesmo a escola não tendo sala de informática é possível reproduzir esse material em casa e distribuir em sala de aula para os alunos, com certeza a aula de geometria se tornaria mais atraente que apenas desenhos no quadro.

 

5 comentários:

  1. Olá pessoal.
    Gostaria de fazer um questionamento:
    No caso da geometria analítica, em que etapa da aprendizagem vocês acreditam ser eficiente a utilização de tecnologias ou jogos (introdução de conceitos, exercícios para fixação ou avaliação)? Por que?

    ResponderExcluir
  2. Olá Vinicius!
    Trabalho com física no ensino médio e sempre quando começo os estudos da cinemática vetorial procuro utilizar algum applet na construção de vetores e não somente o desenho geométrico no quadro, os alunos conseguem visualizar melhor, principalmente quando aplicado à prática como por exemplo o deslocamento de um móvel de uma cidade a outra. Na geometria acho que não seria diferente, começar o estudo da vetor e reta usando alguma tecnologia ou jogo empolgaria mais o aluno, o conteúdo de geometria por si só já não é de fácil entendimento algum recurso como esses mostrado no texto anterior seria uma boa estratégia para um ensino mais agradável da geometria.

    ResponderExcluir
  3. Quando se trata de geometria penso que desde que se inicia o estudo da geometria é muito importante de tecnologias e jogos. Pois a aprendizagem se dá com resultados positivos. Claro a tecnologia e os jogos dependem muito do nível de estudos ou seja do conteúdo que está sendo aplicado.

    ResponderExcluir
  4. Ok Diego e Maria Liceria.
    As respostas estão bem claras.
    Mais comentários?

    ResponderExcluir
  5. Olá Vinicius,

    Acredito que desde o início do ensino da geometria a utilização da tecnologia e de jogos são importantes, Todas as etapas são necessárias, introdução de conceitos, resolução de exercícios e avaliações, porém tudo vai se aprimorando e o grau de dificuldade aumenta de acordo com o conteúdo e a faixa etária em que se está trabalhando.

    ResponderExcluir