quarta-feira, 13 de novembro de 2013
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS
Prédio: BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS
Local: Novo Hamburgo
Endereço: Rua Júlio de Castilhos, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil (em Frente à praça da Bandeira)
Data de construção: 1908
Período: República (1889 a 1930)
Construída em estilo gótico alemão Sua arquitetura preserva características da época, com detalhes em alto-relevo e formas geométricas na fachada. A construção sediou um ano depois de sua conclusão a escola primária da Comunidade Evangélica e depois foi ocupado por diversas famílias. Este prédio foi incorporado como patrimônio público em 1978 e, em 18 de fevereiro de 1982, foi entregue à população como definitiva sede da Biblioteca pública municipal.
VÍDEO DE SEU HISTÓRICO: (COLOCAR JUNTO À POSTAGEM)
http://www.youtube.com/watch?v=HuUUoJlZYgk
VÍDEO REPORTAGEM OFICINA HORA DO CONTO (2010)
http://www.youtube.com/watch?v=u3PvYc9nzxM
GIBITECA:
http://www.youtube.com/watch?v=G_Y2HBBH8NQ
INFORMAÇÕES DE UTILIDADE PÚBLICA:
Horário: de segundas as sextas, das 8h às 18h40min, sábados das 8 às 12h.
Fone: 3582-8305.
Responsável: Maria Denise Mazzali Konarzewski (Bibliotecária)
- RETIRADA DE LIVROS:
O usuário precisa ser morador de Novo Hamburgo, trazer uma foto, um comprovante de residência recente e o RG.
- CONSULTA LIVROS e PERIÓDICOS:
Não é necessário cadastro.
Obs: Os livros do setor de consulta local não podem ser retirados, somente os do setor de empréstimo. Menores de 14 anos precisam de um responsável para fazer o cadastro.
fontes:
http://www.rotaromantica.com.br/pt-BR/novo-hamburgo/atrativos-culturais
https://maps.google.com.br/
http://defender.org.br/2008/12/24/predio-da-biblioteca-de-novo-hamburgo-e-tombado-como-patrimonio-historico/
www.youtube.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá pessoal.
ResponderExcluirGostaria de fazer um questionamento.
Mesmo com o avanço da internet, as bibliotecas ainda constituem um importante estabelecimento cultural nas cidades. Na opinião de vocês, por que as bibliotecas não ficaram obsoletas mesmo com todo o aparato tecnológico dos dias de hoje? E com relação às escolas? Que papel desempenham hoje estes estabelecimentos, se não são mais exclusivamente os "detentores da informação"?
Abraço,
Vinicius.
Olá Vinicius.
ExcluirPenso que a biblioteca tem extrema importância na formação de crianças leitoras,portanto os livros são ferramentas reais para desenvolver nas crianças o prazer da leitura.Sendo assim ,vejo na escola o papel de desenvolver na criança o gosto pelo leitura e também o cuidado e respeito com os livros.
A biblioteca nos faz viajar no tempo,pois lá encontramos informações que nos permitem pesquisar fatos históricos e neste espaço sempre tem alguém com quem podemos compartilhar informações,fazer trocas de conhecimentos enfim uma biblioteca é um espaço vivo da história.
ExcluirAlem do mais é sempre prazeroso manusear um livro ,degustar sua escrita página por página e viajar junto com o autor. O livro é nosso companheiro em qualquer canto do mundo,para desfrutar de sua leitura não precisamos de internet e nem se quer de energia elétrica,ele é uma ferramenta que necessita somente de um leitor.
Há toda uma visão de engrandecimento entorno de livros. Livros são mais que histórias contadas, é a abertura para uma criança ou adulto viajar pelo seu conteúdo. Só de ter os livros nas mãos, poder manuseá-lo, virar as páginas, sentir o cheiro, ver com detalhes as impressões...este é um sentimento único que a tecnologia não nos faz sentir. Quando vemos uma criança entrar em uma biblioteca, podendo tocar nos livros, elas se sentem parte de algo, de alguma história. Eu particularmente adoro bibliotecas, principalmente as antigas, te levam a vagar além dos livros. São lugares adequados para estudos e até mesmo para meditação, lugares que te deixam apenas focado em uma coisa: o que você está lendo. Penso que as pessoas ainda gostem da pesquisa com algo concreto, de não apenas fazer ctrl C - ctrl V. Ana Carolina
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOk Ana Carolina.
ResponderExcluirIsto sem falar na confiabilidade, afinal, o livro possui um número de registro chamado ISBN, o que garante a autenticidade do conteúdo do material, enquanto o material da internet é mais vulnerável à fraude.
Mais comentários?
Ok Andréia.
ResponderExcluirMais comentários?
Abraço,
Vinicius.
As peculiaridades das bibliotecas públicas são de garantir "vivos" os acontecimentos e histórias ao seu entorno. Muito mais que "depósitos e catalogação de livros", elas enfatizam consigo a certificação dos fatos, a certificação dos periódicos, além de promoverem a reunião histórica do município e suas implicações. Seu papel fundamental social está em sua estrutura pública, onde o acesso a informação não é restrita a determinados segmentos populacionais, mas sim a todos aqueles que de suas publicações quiserem desfrutar as informações. E com o advento da informática, as bibliotecas em sua grande maioria tiveram que evoluir e agregar ao seu público a criação de oficinas multiculturais, promovendo muito mais que a leitura por si só, mas a cultura de forma geral. Não é difícil de se encontrar atualmente as bibliotecas oferecendo cursos ministrados por artistas/artesão/escritores locais com o intuito de garantir a permanência das novas gerações na utilização deste espaço público e rico em cultura.
ResponderExcluir