sábado, 16 de novembro de 2013
Colégio São José – São Leopoldo / RS
Conforme roteiro desta postagem, localizamos um colégio que se enquadra em 2 épocas: Império e República.
O Colégio São José foi o primeiro estabelecimento fundado no Brasil pelas Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã da Terceira Ordem Regular de São Francisco de Assis.
No trajeto para o Rio Grande do Sul, houve-se subitamente um horrível estrondo, acompanhado de um abalo aterrador do Calderon ( navio que viajavam as irmãs franciscanas). Quebrara o leme e o navio flutuava à deriva. Faltava água potável e a provisão de alimentos começava a escassear. Um grande medo apoderou-se de todos. Se houvesse tempestade, as ondas do mar tragariam o navio com tudo e com todos que nele estavam. Mas eis que em 19 de março, dia dedicado a São José, a quem as Irmãs haviam recorrido, prometendo-lhe chamar de Colégio São José a primeira escola que haveriamde fundar no Brasil, o perigo cessou. Apareceu um navio vindo da Argentina, que arrastou o Calderon, de reboque, de volta ao Rio de Janeiro. Lá o Camões recolheu os passageiros do navio sinistrado e levou-os até Rio Grande/RS. Porfim, o navio Dom Pedro II completou a viagem, ancorando em Porto Alegre, onde desembarcaram, em 31 de março, dia da Páscoa.
Mas o destino era São Leopoldo/RS. As Irmãs lá chegaram a 2 de abril de 1872 e, no dia 5, compareceram 23 alunas para o primeiro dia de aula. Não havia as necessárias salas disponíveis, e as aulas do jardim da infância foram dadas ao ar livre, à sombra de uma laranjeira, ao lado do casebre que lhes fora oferecido para moradia.( IMPÉRIO )
Esta é considerada como a data de fundação do Colégio São José.
Em 1884, quando o Colégio já estava localizado ao lado da Igreja Matriz, começou a receber alunas do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Uruguai e Argentina, de modo que, em poucos anos a Escola já
contava com 137 alunas internas e muitas externas. Durante seus primeiros 50 anos, o Colégio São José funcionou às margens do Rio dos Sinos, ao lado
do Ginásio Conceição, dos Padres Jesuítas.
No ano de 1923 ( REPÚBLICA ) ocorreu a mudança das margens do Rio dos Sinos para a Colina do Monte Alverne, onde está atualmente. O novo São José, rodeado por muito verde e belas paisagens, surgiu das adaptações feitas no prédio onde funcionava o Sanatório Santa Elisabeth, transferido para o prédio ao lado. Aos poucos, a construção foi sendo ampliada com novos pavilhões para acolher a juventude cada vez mais numerosa.Assim, o grão de mostarda, semeado pelas primeiras Irmãs que vieram ao Brasil a serviço da Educação das crianças e da juventude, deu inicio ao Colégio São José que, sustentado pelo “Deus Proverá” de Madre Madalena Damen, lança suas esperanças e seus frutos para a sociedade.
Durante as 2 semanas que tivemos para realizar esta atividade , tentamos por várias várias vezes contato com a diretoria do colégio em questão, mas o que ocorreu Tentamos aproximação com o colégio para solicitar mais materiais para a pesquisa além deste que localizamos na internet. Pretendíamos colocar relatos e também mais fotos da escola e das aulas daquela época, o que não foi possível. Postamos a seguir mais algumas fotos que conseguimos de turmas e atividades realizadas do período pesquisado.
"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos."
( Pitágoras )
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O colégio São José está entre as importantes instituições de ensino da cidade de São Leopoldo. De acordo com nossa pesquisa, sua história começou com a vinda das irmãs Franciscanas, as quais tiveram, em seu trajeto a nosso estado, a constatação de um possível milagre, atribuído ao Santo São José, o qual acreditaram ser o responsável pelo resgate de seu navio, outrora encontrado à deriva, como relatado. É uma história de fé, de entrega ao objetivo maior, que é a educação dos alunos. Graças a estas irmãs, freiras que doaram suas vidas à esta importante missão, temos hoje, em nosso município, uma instituição que prepara e forma alunos para o mercado de trabalho. A escola, além de possuir o ensino fundamental, dispõe de cursos técnicos profissionalizantes.
ResponderExcluirCristiano Insaurriaga Gularte
PARFOR - Novo Hamburgo.
Olá pessoal.
ResponderExcluirGostaria de fazer um questionamento.
Quais as principais características dos antigos "Colégios de Freiras", como o Colégio São José? Pesquisem e complementem as respostas dos colegas.
Abraço,
Vinicius.
Uma das características mais marcantes é a de seguir um modelo, um ideal de comportamento, que inclui as "boas maneiras", a forma de vestir, pensar e agir. De acordo com a Mestre em Educação Rosemeire Marcedo Costa, em artigo intitulado Práticas de educação feminina no "Colégio das Freiras": Ensinando a viver na fé, "O programa de ensino desenvolvido no Colégio (Nossa Senhora de Lourdes) pretendia que as jovens incorporassem valores, habilidades e conhecimentos vinculados ao ideal de moça prendada", o que mostra a principal características dessas escolas.
ExcluirFonte:http://www.educonufs.com.br/vcoloquio/cdcoloquio/cdroom/eixo%202/PDF/Microsoft%20Word%20-%20PRaTICAS%20DE%20EDUCAcaO%20FEMININA%20NO_COLeGIO%20DAS%20FREIRAS_ENSINANDO%20A%20VIVER%20NA%20Fe.pdf. Acesso em 28/11/2013.
Interessante Fernanda. Vocês já repararam a quantidade de colégios com nomes de santos ou santas que existe em todas as cidades? Pesquisem sobre a influência destes nomes e tragam para discussão.
ExcluirNão encontrei nada em pesquisa , mas acredito que tantas escolas com nomes de santo, vem da fundação das mesmas que devem ter seu início de atividade por meio de algum grupo de religiosos(as) devotos a algum santo(a). Como o ocorrido com a escola da nossa pesquisa , as irmãs Franciscanas devotas em São José .
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOk Juliano Carlos.
ResponderExcluirOs colegas poderiam complementar?
Vinicius e demais colegas,
ExcluirTodas as escolas que tem nome de santos ou santas são instituições, em boa parte, regidas por padres ou freiras de ordens religiosas que buscam na fé a esta santidade uma forma de ensino aos jovens. Certamente, estas escolas tem lá suas histórias fundacionais, onde possíveis "milagres" foram atribuídos ao santo ou santa que deu o nome a instituição, a exemplo da escola de nossa pesquisa, o Colégio São José.
Vale lembrar que a rigidez em relação ao comportamento interno dos alunos, às punições e regras a serem seguidas, são bem mais cobradas do que em algumas instituições públicas deste nosso país.
Enfim, há mais cobranças porém, em boa parte delas, pelo menos das que conheço, a qualidade de ensino é algo a se ressaltar.
Cristiano Gularte - PARFOR
Ok Cristiano.
ResponderExcluirMais comentários?